O que é antimatéria?
Antimatéria é exatamente o que você pode estar pensando que é - o oposto da matéria normal. Até pouco tempo, a presença da antimatéria no universo era considerada uma teoria.
Em 1928, o físico britânico Paul A.M. Dirac revisou a famosa equação de Einstein E=mc² e concluiu que Einstein não considerou que o "m" na equação - massa - poderia ter propriedades negativas e positivas (E= + ou - mc²). Essa observação de Dirac permitiu considerar a existência de antipartículas no universo.
Essas partículas são, literalmente, imagens-espelho da matéria normal. Cada antipartícula tem a mesma massa que a sua partícula correspondente, mas as cargas elétricas são inversas.
- pósitrons - elétrons que têm uma carga positiva ao invés de negativa. Os pósitrons foram a primeira evidência de que a antimatéria existe.
- Antiprótons - prótons que têm uma carga negativa ao invés de positiva
- Antiátomos - emparelhando pósitrons e antiprótons, cientistas criaram o primeiro antiátomo. Veja na imagem abaixo como seria o átomo de anti-hidrogênio:
Quando a antimatéria entra em contato com a matéria normal, essas partículas iguais, mas opostas, colidem para produzir uma explosão emitindo radiação pura. Ambas as partículas que criaram a explosão são totalmente aniquiladas, deixando para trás outras partículas subatômicas. A explosão que ocorre quando antimatéria e matéria interagem, transforma toda a massa de ambos os objetos em energia. Os cientistas acreditam que essa energia é mais poderosa do que quarquer outro tipo de energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário